2 de agosto de 2016

XVII Certamen Internacional de Bandas de Música de Aranda de Duero (Espanha)



A partida de Vagos da delegação ocorreu pelas 10h00 do dia 28 de Julho, integrando 59 músicos (dos quais 5 são professores da nossa escola de música) e elementos da direção da FV.

Para alojamento e alimentação foi escolhida a residência juvenil "Gil de Siloé", na (belíssima) cidade de Burgos.

O concerto aconteceu na cidade de Aranda de Duero, numa praça aconchegada, rodeada de edifícios, e junto ao auditório local, pelas 22h00 do dia seguinte, tendo-se desfrutado de uma noite magnífica de verão.

Segundo a organização, o concerto foi apreciado por cerca de 1100 pessoas, das quais 500 estiveram sentadas em cadeiras colocadas para esse efeito.

Na 1ª parte, a Banda Vaguense interpretou: "Enrique Lopez", de Antón Alcalde Rodrigues, "Azerbaijan Capriccio", de Fikret Amirov e "Bond...James Bond", arranjo de Stephen Bulla.

Durante o intervalo de 10 minutos o Presidente da FV recebeu da comissão organizadora um quadro pintado para o efeito e, no final de um breve agradecimento pela escolha da nossa Banda para este concurso, Carlos Ribau retribuiu com a oferta de um barco moliceiro em louça, cedido pela autarquia vaguense, que foi muito aplaudido pelos espanhóis.

Na 2ª parte, a Banda executou as obras: “Katiuska 1ª Fantasia”, de Pablo Sorozábal, “Sendes”, de José Alberto Pina e “Tarántula”, de Amilcar Morais.

Por insistência do público, e extra programa, a BV ainda tocou um medley, retribuindo assim a amabilidade dos anfitriões.

Pelas 11h00 do dia 30, iniciou-se a viagem de regresso, não antes de a banda ter tocado duas marchas no exterior da Residência Juvenil, como agradecimento pela hospitalidade do seu diretor, que também nos havia servido de guia, durante um circuito turístico improvisado pela cidade de Burgos.

O concurso continua a decorrer durante o mês de agosto, sendo as classificações conhecidas nos primeiros dias de Setembro.

Como é natural, desejamos para os nossos músicos e maestro a melhor classificação, mas já é um grande orgulho para todos eles e para a direção da FV sabermos que, com toda a certeza, deixamos em Espanha, de novo, uma excelente imagem das nossas capacidades e o melhor da nossa cultura musical.

VISUALIZAR VÍDEO DO CERTAMEN